O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

SEGURANÇA DO MOTORISTA E DOS PASSAGEIROS.
A segurança dos ocupantes de uma qualquer viatura, particularmente em piso molhado e situações limite, depende em larga escala da escultura do pneu. Quando a profundidade dos sulcos atinge 1,6 mm, o condutor e passageiros correm sérios riscos de insegurança e, além disso, existe a possibilidade do condutor ser multado se nalguns pontos o pneu apresentar valores inferiores àquela medida.
Perante esta realidade, e para uma maior segurança, especialistas em pneus e serviços de mecânica recomenda a substituição logo que esta profundidade atinja os 2 mm, ou 3 mm em caso de pneus de baixo perfil. Em tempo de chuva, a segurança começa a ficar comprometida a partir do momento em que o piso tenha uma profundidade inferior a 4 mm. Em qualquer circunstância, mesmo que faça poucos quilómetros, ao fim de alguns anos os pneus devem ser substituídos devido à deterioração natural da borracha. Outro factor de extrema importância é o equilíbrio das rodas e o alinhamento da direcção.
A ausência deste tipo de manutenção, recomendada de dez mil em dez mil quilómetros, bem como a não rotação dos pneus (troca entre eixos), são as principais causas de desgaste acelerado. Os técnicos lembram que um veículo correctamente equilibrado e alinhado pode acrescentar milhares de quilómetros à duração dos pneus, proporcionando, simultâneamente, maior segurança e economia de combustível.
Deste modo, o condutor deverá consultar periodicamente uma oficina especializada para corrigir estes parâmetros. Se a direcção do veículo vibrar ou “puxar” para um dos lados, então deve-se proceder a uma verificação no mais curto espaço de tempo possível, com uma inspecção do sistema de suspensão que deverá acompanhar o processo de alinhamento total.

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