O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

MANTER A SEGURANÇA E MANTER A VIATURA EM BOM ESTADO.
 Só porque os  travões e os restantes pedais parecem estar bem, não significa que estejam em bom estado, devemos fazer testes periódicos para garantir o seu bom funcionamento, devemos verificar especialmente no que se refere a elementos essenciais para a segurança, como os pneus e os travões e substitui-los assim que revelarem mau estado porque é melhor prevenir que remediar. Devemos  fazer check-ups periódicos nas viaturas, não as deixar desvalorizar muito e substituí-las assim que possível. Devemos preferir oficinas especializadas na marca das viaturas porque estas estão a tornar-se cada vez mais complexas, especialmente em termos eléctricos. Devemos ter especial atenção ao estado do motor e verifica-lo periodicamente, verificar regularmente o estado do óleo do motor, da direcção, dos travões e o nível da agua. Não deixar uma viatura circular se detectar algum problema, mesmo que não nos pareça significativo, devemos levá-la à oficina o quanto antes. É a segurança dos motoristas e dos seus passageiros que está em questão. Deve-mos optimizar os percursos, eliminar da rota estradas em mau estado, que potenciam o consumo de combustível e danificam os pneus. Por fim, devemos proteger as viaturas quando estiver mau tempo estacionando-as num bom parque coberto ou numa  garagem.

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