O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Operação GNR detecta quase mil crianças a viajar sem protecção.

 
A Guarda Nacional Republicana (GNR) detectou na semana passada quase mil crianças que viajavam sem cinto de segurança ou outro sistema de retenção, no âmbito de acções de fiscalização realizadas em todo o país.
GNR detecta quase mil crianças a viajar sem protecção    
Durante a semana, foram fiscalizados 30.252 condutores, tendo sido registadas 881 infracções por falta de uso de cinto de segurança e 95 infracções por falta de utilização do sistema de retenção de crianças, avança a Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR em comunicado.
No total, no decorrer da operação ‘Seatbelt’ foram levantados 5.602 autos de contra-ordenação por infracções ao código da estrada e outra legislação complementar.
Os 6.874 militares da GNR que estiveram envolvidos nesta operação detiveram ainda 71 condutores: 29 por excesso de álcool no sangue (com uma taxa de álcool superior a 1,19 gramas/litro), 15 condutores por condução sem habilitação legal e 27 por outros motivos.
Segundo um inquérito hoje divulgado pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), três em cada dez automobilistas reconhecem já ter transportado, alguma vez, crianças sem um sistema de retenção e consideram que a segurança no transporte infantil está a ser descuidada devido à crise.
O primeiro inquérito nacional sobre segurança infantil dentro do automóvel, realizado pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), em colaboração com a Prevenção Rodoviária Portuguesa e a Cybex, envolveu 1.856 automobilistas que transportaram, no último ano, crianças até aos 12 anos, com uma altura até 1,50 metros.
O objectivo foi estudar os hábitos dos condutores, identificar os problemas mais comuns no transporte infantil e analisar as consequências do uso incorrecto dos sistemas de retenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário