O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A ETIQUETAGEM DE PNEUS SERÁ UM REQUISITO

A etiquetagem de pneus será um requisito legal em todos os países da UE a partir de 1 de novembro, 2012. A partir dessa data, todos os compradores de pneus para carros ou camiões ou autocarros devem estar cientes da informação da etiqueta, o que lhes permitirá efectuar comparações e escolher os pneus mais adequados para o seu veículo. Este mecanismo fará com que os operadores estejam mais conscientes da importância dos pneus na economia do consumo de combustível das viaturas que não só poupará dinheiro às familias e à indústria como ajudará também a reduzir emissões de CO2.


Resistência ao rolamento (eficiência nos consumos)
A eficiência do consumo de combustível é importante tanto para reduzir as emissões de CO2 como o custo de conduzir. As categorias são A (verde) a G (vermelha). A categoria D não é utilizada aqui. A diferença entre cada categoria significa redução ou aumento do consumo de combustível na ordem dos 0.10 a 0.15 litros por 100 Km, para um automóvel com gasto médio de 6.6 litros por 100 Km.


Aderência em piso molhado (Performance na travagem)
A aderência em piso molhado é uma característica essencial de segurança dos pneus e está relacionada com a capacidade de o veículo parar rapidamente em estradas molhadas. Pode ser medida pela distância de travagem nestas condições. Existem categorias de A a G. D e G não são utilizadas aqui. A diferença entre cada categoria representa a distância de um e dois comprimentos de automóvel (entre 3 e 6 metros), quando a travar a partir de 80 km/h. A diferença entre as categorias A e F é de mais de 18 metros na distância de travagem.

Ruído (Ruído Exterior)
Este item é referente ao ruído exterior produzido pelo pneu e é medido em decibéis.
Quantas mais barras negras visíveis na etiqueta, mais ruidoso será o pneu.

Sem comentários:

Enviar um comentário