O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

domingo, 20 de maio de 2012

FORMAÇÃO E MISSÃO DO MOTORISTA DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS



Transportar passageiros obriga a uma condução profissional, ou seja, conduzir dentro do respeito pelas normas e pela segurança…, e a garantir o conforto dos passageiros que podem manifestar o seu descontentamento durante o transporte.
Durante o serviço, zelar pelo normal funcionamento do veículo e monitorizar os indicadores do painel de instrumentos. Deve igualmente adoptar a uma atitude positiva em caso de incidente ou de acidente, em particular nas relações com os automobilistas e as forças da ordem.
A limpeza do veículo é um ponto crítico da relação de serviço. Um veículo sujo ou degradado dá uma má imagem da empresa e não estimula os passageiros a respeitar o veículo e até o motorista.


O motorista mantém frequentemente uma relação privilegiada com a clientela, por ser o interlocutor mais conhecido e o representante da sua empresa. É, por consequência, vector da imagem de marca da empresa.
Como representante exclusivo da empresa durante a realização do serviço, acontece-lhe gerir os locais, acolher os passageiros, fazer respeitar as regras do civismo…
Paralelamente, deve também fornecer informações aos passageiros.
Ao contrário do motorista de transporte rodoviário de mercadorias, o motorista de transporte rodoviário de passageiros está só perante um grupo de clientes, o que o coloca numa situação de representante perante um público, ao mesmo tempo que fornece o serviço. Esta situação torna-se central na gestão de descontentamentos e no evitar de manifestações de agressividade por parte de um grupo de passageiros, por exemplo.
De um ponto de vista técnico, o motorista deve conhecer, tendo em conta as características do veículo, as condições meteorológicas, verificar tanto no exterior como no interior, o estado do veículo, o bom funcionamento dos acessórios e das luzes de sinalização.
E ainda realizar ensaios de travagem, controlar os níveis e a presença de dispositivos de segurança.
Os motoristas de veículos pesados de passageiros e de mercadorias realizam o essencial da respectiva actividade fora da empresa. Contudo, no interior desta, estão em contacto com:
A manutenção durante os controlos técnicos, antes da partida; eventualmente em estrada no caso de problemas técnicos ou avarias. A regulação no transporte na gestão do tráfego, acabar uma volta, voltar à garagem… O serviço de exploração na organização das viagens, mas também em caso de incidente, perturbação ou atraso ... A gestão, o planeamento em certas empresas de transporte, são os supervisores que realizam o planeamento, avaliam os motoristas, asseguram as diferentes linhas.
A qualidade da comunicação entre estes diferentes interlocutores e os motoristas faz parte da qualidade de serviço, na medida em que permite arbitrar mais rapidamente em situações delicadas, transmitir uma imagem de profissionalismo, tornar o motorista mais interventivo no seu papel de interlocutor dos clientes.

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