O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

SAÚDE SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO

É importante explicar o interesse de proporcionar este tipo de conhecimento aos profissionais de qualquer contexto laboral. As vantagens têm sido plenamente comprovadas em vários sectores e podem ser resumidas como se segue:

1. Conhecer os efeitos potenciais do trabalho realizado em condições adversas sobre a saúde e a segurança permite a cada indivíduo identificar situações e condições de risco e alertar quem de direito no sentido de se proceder a uma análise e consequente eliminação do factor ou factores de risco. Isto significa que estamos a falar de uma segurança pró-activa em vez de reactiva.

2. Os conhecimentos ministrados permitem a cada indivíduo melhor gerir alguns constrangimentos inerentes à sua actividade de trabalho. Sabe-se que haverá sempre factores de fadiga, stress, esforço, etc., que causam incómodo temporário mas que, após pausa, desaparecem. Nestas situações, o conhecimento dos respectivos sinais permite determinar a necessária interrupção ou alteração de actividade.

3. No caso do transporte rodoviário, o conhecimento dos factores que condicionam o desempenho individual e o comportamento individual e colectivo, permitem uma melhor compreensão dos riscos e uma melhor gestão da actividade de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário