O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

VER E SER VISTO É O LEMA DE SEGURANÇA RODOVIÁRIO.

Pesados com faróis de condução diurna.
Desde o dia 7 de Agosto deste ano, todos os camiões e autocarros comercializados na União Europeia vêm equipados com faróis de condução diurna (DRL), uma solução que já estava adoptada em relação aos veículos ligeiros desde 2011 e que permite (segundo as estatísticas) reduzir 5% a sinistralidade na estrada e 8% na cidade.Ver e ser visto é o lema de segurança rodoviária que justifica a legislação europeia em vigor. Antes de haver os faróis de condução diurna, muitos condutores utilizavam os médios de dia como solução de visibilidade à distância, mas com prejuízo em lâmpadas e em consumo de combustível. A vantagem dos faróis de condução diurna é estarem situados no local de maior visibilidade do veículo e serem na maior parte dos casos com tecnologia LED, que é eficiente do ponto de vista energético e possui longa duração (mais que vida útil do carro). Já existem emissores de luz LED com uma duração prevista de 100.000 horas (mais de 270 anos…)! Mesmo assim, no mercado já existem lâmpadas desse tipo que duram entre 10.000 e 50.000 horas.
In: Jornal das Oficinas

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