O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Acidentes sem cinto perdem indemnização.

Não haverá lugar a indemnizações em acidentes em que o cinto de segurança ou sistema de retenção não sejam utilizados.
Contundente. Assim se mostrou o Tribunal de Justiça da União Europeia, com a decisão de penalizar os sinistrados que não usem correctamente o cinto de segurança ou sistema de retenção, e apoiando a Associação Europeia de Automobilistas, que reforça a importância da sua utilização.
Assim, a partir de agora não haverá indemnizações para qualquer lesão decorrente de acidentes em que estes pressupostos não sejam cumpridos. A determinação do Tribunal Europeu limita desta forma a responsabilidade civil em sinistros.
Há anos que o uso do cinto de segurança é reivindicado como medida fundamental de segurança, com inúmeras campanhas realizadas pelas mais diversas entidades. Ao dia de hoje, 23% dos mortos na estrada continuam sem usar o cinto.
Lembre-se, a partir de agora já não lugar a indemnizações. Mais uma razão para começar a respeitar as regras.

As crianças são seres humanos dedicados que confiam em nós, adultos, para que cuidemos delas com toda a segurança. E nós, adultos, será que correspondemos a essa confiança? Até que ponto é que as protegemos devidamente quando as transportamos? Mesmo nos trajectos curtos, as nossas crianças devem ser SEMPRE transportadas num sistema de retenção homologado e adequado ao seu tamanho e peso. Lembre-se, transportar uma criança sem o respectivo sistema de retenção é um comportamento irresponsável que, em caso de acidente ou travagem brusca, pode ter consequências fatais. Confira sempre que as suas crianças são transportadas respeitando as regras.
É também uma contra-ordenação grave punida por lei com coima e sanção acessória de inibição de conduzir. Não arrisque use sempre o sistema de retenção devidamente homologado e adequado.

Sem comentários:

Enviar um comentário