O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

sábado, 10 de novembro de 2012

Recorde de consumo combustivel para autocarros.

Setra ComfortClass e Mercedes Citaro

Recorde de consumo para autocarros Euro 6 da EvoBus
Autocarros Euro 6 das gamas Mercedes-Benz Citaro e Setra ComfortClass 500 obtiveram uma redução no consumo de combustível de 8,5 e 8,2 por cento, respetivamente, durante uma prova organizada pela Daimler, entre os dias 22 e 26 de outubro. Durante cinco dias, cinco autocarros – três Mercedes-Benz Citaro Euro 6 e dois Setra ComfortClass 500 – percorreram um total de 18 mil quilómetros. Os autocarros urbanos Mercedes-Benz foram utilizados, em condições reais na carreira 17 mas sem passageiros, na cidade alemã de Wiesbaden, enquanto os veículos de turismo de piso elevado da Setra efetuaram viagens de longa distância entre as cidades de Leipzig e Hamburgo, assim como outras mais curtas num circuito constituído pelas cidades de Leipzig/Sangerhausen, Schweinfurt, Hof e Bautzen.

Os três Mercedes-Benz Citaro Euro 6 fizeram o teste com 50 por cento da capacidade de carga, isto é, com um lastro de 3,2 toneladas e percorreram cerca de 1.400 quilómetros. Os dois Setra ComfortClass 500 efetuaram cerca de nove mil quilómetros, cada, em viagens de longo curso.

O Mercedes-Benz Citaro participou no teste com três versões: a nova Euro 6, equipada com motor Mercedes-Benz OM 936h de 7,7 litros e 299 cv; versões Euro 5 com motor OM 906 hLA de 6,4 litros e 286 cv e OM 457 hLA de 299 cv. Em todos os casos, as transmissões, pontes traseiras e pneus eram idênticas. No final dos cinco dias, o Mercedes-Benz Citaro Euro 6 obteve um consumo de 38,7 l/100 km nas condições difíceis de tráfego urbano da cidade de Wiesbaden, o que representa uma redução de 8,5 por cento (3,6 l/100 km) relativamente ao Mercedes-Benz Euro 5, que também já era considerado um dos autocarros urbanos de 12 metros mais económicos do mercado. Para um total anual de 60 mil quilómetros e para um preço médio de aproximadamente 1,25 euros por litro (valor sem IVA), o novo Citaro Euro 6 permite uma redução anual de 2.700 euros em custo de gasóleo. Apesar do investimento superior na aquisição do veículo, o retorno é obtido ao final de quatro anos, enquanto o valor de retoma como usado também é superior.

Os resultados obtidos com o novo Setra ComfortClass 500 foram semelhantes. No teste foi utilizada uma unidade S 515 HD Euro 6 equipada com o novo motor OM 470 de 428 cv e uma unidade da geração anterior ComfortClass 400 – S 415 GT-HD – que contava com um propulsor OM 457 LA Euro 5 de 428 cv. Em ambos os casos, as transmissões, as pontes traseiras e os pneus também eram idênticos. Ambos os autocarros de dois eixos estavam carregados até ao peso máximo autorizado de 18 toneladas.

Após ter efetuado um total de sete mil quilómetros, o novo Setra ComfortClass 515 HD registou um consumo médio de 21,0 l/100, menos 1,9 l/100 km do que o Setra ComfortClass S 415 GT-HD, o que corresponde a uma diminuição de 8,2 por cento.

Em termos económicos, o novo Setra ComfortClass permite poupar em combustível cerca de 2.850 euros por ano por cada cem mil quilómetros, valor que sobe para mais de cinco mil euros se percorrer 180 mil quilómetros.

Os veículos foram conduzidos por condutores de ensaios e formadores da Omniplus Ecotraining. Em cada turno, uma equipa de dois motoristas conduzia cada um dos cinco autocarros. As equipas mudavam de autocarros todos os dias. Os veículos foram operados em dois turnos.
por: Carlos Moura
In: Transportes em Revista

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