O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Desconto nos passes para estudantes acaba em Setembro - Sociedade - Sol

Os estudantes entre os quatro e os 23 anos vão perder no início do próximo ano lectivo a redução de 25 por cento nos passes, passando o desconto a ser feito de acordo com os rendimentos do agregado familiar.

A informação foi avançada à Lusa pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, que explicou que, a partir de Setembro, «terminará a subsidiação transversal» que existe actualmente nos passes 4_18@escola.tp e sub23@superior.tp.

«O momento a partir do qual a nova regra se aplica é o próximo ano lectivo», disse à Lusa Sérgio Monteiro, acrescentando que serão aplicadas as mesmas regras que existem para o passe Social + e «terminará a subsidiação transversal que existia até agora», passando a existir descontos em função do rendimento do agregado familiar.

Este corte, que já tinha sido anunciado pelo secretário de Estado em Janeiro, surge depois de, em Fevereiro, o Governo ter reduzido de 50 para 25 por cento o desconto efectuado aos titulares dos passes para estudantes e seniores.

Este ano, o Estado vai atribuir às empresas de transportes - públicas e privadas - e aos municípios cerca de 40 milhões de euros para a subsidiação dos passes sociais e escolares, segundo uma resolução publicada em Diário da República a 20 de Junho.

O passe 4_18@escola.tp destina-se a todos os alunos entre os quatro e os 18 anos de idade e está disponível desde Setembro de 2008.

Já o passe sub23@superior.tp é destinado aos estudantes do ensino superior - público ou privado - até aos 23 anos de idade.

Lusa/SOL

Tags: Estudantes, Sociedade, Transportes públicos


Desconto nos passes para estudantes acaba em Setembro - Sociedade - Sol:


'via Blog this'

1 comentário:

  1. A menos que o estudante pertença a uma família considerada carenciada pelo estado, devendo tal ser comprovado pela condição de recursos, os estudantes portugueses que já haviam visto o desconto dos passes sociais passar de 50% para 25% em fevereiro último (ver “Passe 4_18@escola.tp e passe sub23@superior.tp – novas condições (Portaria n.º 34-A/2012)“) não terão direito a qualquer bonificação na aquisição dos referidos títulos já no próximo ano letivo que se inicia em setembro próximo.

    É esta a informação largamente difundida pela imprensa surgindo na sequência de declarações públicas prestadas pelo poder político já aquando da alteração ocorrida em fevereiro passado. Fica a dica para precaver eventuais necessidade de reformulação do orçamento familiar ou mesmo dos hábitos de transporte da família.

    ResponderEliminar