O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aqui ficam algumas dicas, Boas Férias e Boa Viagem.

Olá, chegaram as férias e as viagens de automóvel para muitos de nós.
Aqui ficam algumas dicas antes de viajar:
Verifique as condições de segurança do seu veículo, especialmente o estado dos pneus, travões, direção, suspensão, dispositivos de sinalização e focagem dos faróis e o estado de funcionamento dos limpa para-brisas.
- Acondicione corretamente a bagagem a transportar no veículo. A carga mal acondicionada pode alterar a estabilidade e o controlo da direção, podendo provocar acidentes, enquanto o sistema de travagem se torna menos eficiente.
- Tenha presente que a fadiga, a doença, refeições pesadas, medicamentos, álcool, entre outros fatores, prejudicam a aptidão para conduzir.
-Escolha criteriosamente o itinerário, opte por estradas com menos movimento e evite, se possível, as horas de ponta.
Durante a viagem:
Assuma o compromisso consigo próprio de que vai respeitar as regras e evitar os excessos, atendendo aos seguintes aspetos:
- Não faça ingestão de bebidas alcoólicas. A condução sob influência do álcool, além de ser punida por lei, é um enorme fator de risco de acidente.
- Regule a velocidade do seu veículo, tendo em conta as condições de segurança do mesmo, a intensidade de tráfego e as condições da via.
- Mantenha uma distância segura em relação ao veículo que circula à sua frente.
- Antes de ultrapassar, certifique-se de que o pode fazer com segurança.
- Como condição de circulação segura em autoestrada, utilize a via da esquerda apenas para ultrapassar ou quando a via da direita não estiver livre.
- Evite as manobras perigosas. Seja prudente e conduza com segurança.
- Em caso de avaria, estacione sobre a berma, acenda os intermitentes e coloque o triângulo de sinalização a uma distância de 30m.
- Use o cinto de segurança ou dispositivo de retenção e faça questão de verificar se os seus acompanhantes seguem o seu exemplo.
. Tenha especial atenção ao transporte de crianças, siga as mais elementares regras de segurança, transportando-as no banco de trás com cinto de segurança ou com um dispositivo de retenção adequado.

Boa Viagem, e boas Férias.

Sem comentários:

Enviar um comentário