O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

domingo, 1 de janeiro de 2012

Tecnologias de Informação e Comunicação nos Transportes de Passageiros.


TRANSPORTE DE PASSAGEIROS:
CONHECER AS ACTUAIS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS PARA UTILIZAÇÃO NO SISTEMA DE TRANSPORTES E  TER NOÇÃO DAS TENDÊNCIAS FUTURAS.
As tecnologias de informação e comunicação têm hoje um papel da maior importância na gestão do transporte de passageiros. As diferentes aplicações das tecnologias de comunicações móveis e de localização de veículos permitem o contacto permanente do operador com os motoristas e a troca de informações em tempo real. Para tal, os veículos estão equipados com diferentes tecnologias que permitem optimizar o serviço em termos de qualidade, tempo, segurança e consumo de combustível.
A disponibilidade destes sistemas no mercado é a consequência natural do desenvolvimento das tecnologias de comunicações móveis, permitindo aos operadores de transportes beneficiar das suas vantagens. No entanto, o impacto que podem ter na segurança impõe a necessidade de uma consciencialização dos riscos inerentes à sua utilização durante a condução. O condutor mais competente e mais experiente é, acima de tudo, humano, pelo que tem recursos limitados; não há super heróis nem ninguém que possa realizar com sucesso várias tarefas simultâneamente, sobretudo se alguma delas tiver a complexidade e a dinâmica da condução de um veículo.
Finalmente, há que ter em conta que o desenvolvimento tecnológico é imparável e estar preparado para acompanhar as mudanças que ocorrerão ao longo da vida activa de um motorista. Assim, é preciso conhecer o presente e perceber as funções dos diferentes equipamentos para se compreender e aceitar o que surgir no futuro, tendo sempre presente que a implementação destas tecnologias visa sempre a optimização da segurança e da eficiência do transporte.

Sem comentários:

Enviar um comentário