O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

sábado, 9 de julho de 2011

Riscos dos motoristas de transportes rodoviários.

Os condutores do sector dos transportes rodoviários devem estar cientes das questões que dizem respeito à segurança e saúde, embora por diversas razões a divulgação de informação neste sector se transforme num verdadeiro desafio.
As campanhas deveriam utilizar abordagens tanto individuais como colectivas, algumas dirigidas exclusivamente aos condutores, ao passo que outras deveriam envolver igualmente os respectivos empregadores, outros intervenientes e até mesmo as famílias.
No sector dos transportes rodoviários, tal como em qualquer outro, as condições de trabalho são fundamentais para assegurar a existência de profissionais qualificados e motivados. O sector tem determinadas características que, em comparação com outros, dificultam a gestão dos riscos. No entanto, estes podem ser bem geridos se for tida em conta a forma como o sector trabalha  na prática, as características dos próprios motoristas e as suas práticas profissionais. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho publicou um relatório de estudos de caso sobre a gestão de riscos para os motoristas de veículos de transporte rodoviário. Os casos apontados apresentam uma diversidade de iniciativas e intervenções destinadas a proteger os motoristas de veículos de transporte rodoviário.
Os motoristas precisam de estar estreitamente envolvidos nas soluções. Estas devem ser desenvolvidas por e para motoristas, utilizando métodos que promovam a sua participação, de forma a beneficiar da sua experiência e obter a sua aceitação. É fundamental consagrar tempo suficiente às iniciativas de debate, planeamento, selecção e introdução de mudanças.
A experiência dos motoristas também pode ser aproveitada se os mesmos forem usados como agentes de sensibilização, formadores e «mentores».
As soluções de Segurança e Saude no Trabalho, tais como as medidas de segurança rodoviária, podem exigir mais tempo para serem implementadas. Este facto deve ser levado em conta, quer ao nível da organização, quer da calendarização do trabalho. Por outro lado, a introdução da condução defensiva pode resultar num menor consumo de combustível e, consequentemente, numa redução dos custos.
Para os motoristas, é muito importante que sejam organizadas acções de formação e reciclagem e que os procedimentos estabelecidos sejam adequadamente cumpridos, mas todas as actividades devem ser levadas a cabo no âmbito de um sistema organizacional de prevenção de riscos e com o claro empenho dos empregadores e quadros de gestão.
Sempre que ocorrem mudanças, devem ser tidas em conta as implicações de Segurança e Saude no Trabalho. Por exemplo, a introdução de sistemas de tecnologia da informação e comunicação nas cabines dos motoristas pode também contribuir para melhorar a saúde e segurança dos mesmos.


Em matéria de transporte de passageiros, vários estudos de caso têm a ver com a prevenção da violência contra motoristas, incluindo da violência perpetrada por crianças no transporte escolar. Os actos de violência podem ter várias consequências: stresse e lesões físicas, danos materiais nos autocarros e aumento do risco de acidentes rodoviários. Pelo facto de ser importante envolver as crianças na solução, deveriam ser adoptadas várias medidas, incluindo:
- nomeação de um agente de prevenção com responsabilidades de sensibilização, por exemplo, para trabalhar com escolas,

- definição de regras comportamentais por parte das crianças e «policiamento» do autocarro,
- formação conjunta com motoristas e crianças, com vista a promover uma melhor compreensão entre as duas partes;
- instalação de revestimentos de protecção para as janelas laterais, cabines dos motoristas separadas dos passageiros, videovigilância, sistemas de localização e ligações de rádio para intervenções rápidas;
- disponibilização de apoio jurídico pós-incidente e disponibilização de aconselhamento ao pessoal.
Os estudos de caso demonstram que podem ser adoptadas várias medidas para controlar os riscos e melhorar a segurança dos motoristas dos veículos de transportes rodoviários. Estas medidas podem também melhorar o serviço prestado aos clientes e aos passageiros e trazer poupanças financeiras para as empresas de transportes.

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