O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Conselhos para uma condução segura na frota da sua empresa.

Boas notícias, os especialistas, dizem que a maioria dos acidentes rodoviários podem ser evitados.
Assim,  desenvolveram, para o meio empresarial, conselhos importantes para evitar acidentes na estrada. Conheça-os e aplique-os na sua empresa.

1. Envolvimento – Para aplicar uma efectiva política de segurança na sua empresa, é importante que tanto a administração como os gestores de frota se envolvam no cumprimento da mesma, dando o exemplo aos seus funcionários. Desta forma, os condutores compreendem a importância deste plano.
2. Política de segurança por escrito – É importante desenvolver uma política de segurança e passá-la por escrito, em regulamento, de forma a que todos os visados a conheçam e possuam uma cópia. O documento prova, assim, um acordo que visa o cumprimento da regras de segurança na estrada, e o bom comportamento ao volante, de modo a prevenir acidentes.
3. Contratos - Defendem que devem ser estabelecidos contratos quanto ao uso das viaturas da empresa. Por exemplo, se o condutor pode levar o carro da empresa para casa, ou se pode mantê-la ao fim-de-semana.
4. Relatórios de actividade – Os gestores de frota devem monitorizar o comportamento dos condutores, de forma a detectar os potenciais problemáticos. Através de uma leitura atenta dos registos, que geram relatórios de velocidade, o gestor de frota sabe como se comportam os seus funcionários ao volante, e possui provas se necessitar de abordar algum deles quanto à sua atitude.
5. Investigação – Todos os acidentes devem ser reportados  e investigados. Assim, podem ser apurados os responsáveis.
6. Manutenção e inspecção – Muitos acidentes podem ser prevenidos se o carro estiver em bom estado. É importante realizar check-ups periódicos às viaturas.
7. Incentivos e recompensas – Se o condutor souber que, mantendo um bom comportamento ao volante e prevenindo acidentes, for recompensado ou elogiado ou reconhecido na sua avaliação, irá adoptar uma condução mais segura.
8. Formação – Um sistema de formação contínua melhora significativamente o desempenho dos condutores, que assim aprendem formas de garantir uma condução mais segura e económica. O projecto Eco-condução, a acontecer em Portugal, é disso um bom exemplo. Esta campanha motiva os condutores a adoptar um comportamento preventivo, e promove a redução de emissão de poluentes.(A formação dos condutores e motoristas para muitas empresas tem de ser visto como um bom investimento e não  apenas como uma despesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário