O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Renault lança versões de passageiros do Master

Bus 17 Lugares e Combi
 

 

Master Bus e Master Combi são as novas propostas da Renault para o transporte de passageiros no mercado nacional. A primeira variante tem uma lotação até 17 passageiros, enquanto a segunda oferece um total de nove lugares, incluindo condutor.
O Master Bus está vocacionado para transporte escolar e de lares, navete para hóteis e aeroportos, entre outras aplicações. Os passageiros acedem ao veículo através de uma porta lateral deslizante (elétrica, em opção) e degrau elétrico. Todos os painéis laterais são vidrados. Os lugares traseiros são individuais, podendo os bancos inclinar até 20 por cento. Cada passageiro tem ao seu dispor prateleiras de arrumação, cintos de segurança de três pontos (característica rara no segmento!), espaço disponível sob os bancos para objetos, iluminação individual e até a possibilidade do ar condicionado com regulação individual.
Em termos de equipamento de série, Renault Master Bus conta com Rádio CD MP3, tacógrafo, retrovisores elétricos, limitador de velocidade 100 km/h e o kit de reparação de pneu. Como opcionais, referência para o sistema de bloqueio das portas para transporte de crianças, ESP, sensor de estacionamento traseiro, sistema de navegação Carminat TomTom Live, bem como as cortinas para as janelas.
Com capacidade para 17 passageiros e peso bruto de 3,8 toneladas, o Master Bus está equipado com um motor 2.3 dCi de 125 cv.
Para transporte de grupos mais pequenos, até nove pessoas, a marca francesa disponibiliza o Master Combi, que é proposto nas variantes de chassis curto e teto baixo (L1H1), com três toneladas de peso bruto, e chassis médio e teto médio (L2H2), com peso bruto de 3,5 toneladas. A bagageira oferece um volume útil de carga de 2,8 ou 4,7 m3, respetivamente, valor que pode ser ampliado com a retirada de uma ou duas filas de bancos. As motorizações propostas assentam no bloco 2.3 dCi, de 100 e 125 cv.

O nível de equipamento do Renault Master Combi inclui Radiosat 30W com mostrador integrado e retrovisores elétricos, enquanto como opcionais destaque para o tacógrafo, o ar condicionado manual, o sistema de navegação Carminat TomTom Live, o limitador de velocidade 90, 100 ou 110 km/h, o ESP, a tomada de força, o degrau traseiro e o sensor de estacionamento traseiro.

por: Carlos Moura
in: Transportes em Revista

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