O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dez dicas para poupar combustivel com uma frota de viaturas.

1 – Demonstre aos seus colaboradores as vantagens fiscais de reduzir as emissões de CO2. Uma empresa que produza menos emissões de carbono paga menos impostos. Assim, pode dar prémios aos condutores que melhor consigam reduzir as emissões de carbono.
2 – Eduque os seus motoristas a realizar check-ups frequentes às viaturas. Por exemplo, é importante verificar periodicamente o estado dos pneus. Pneus em mau estado aumentam o consumo de combustível em 3 por cento.
3 – Explique aos seus condutores como a condução agressiva aumenta o consumo de combustível – arranques bruscos aumentam o consumo em 60 por cento.
4 – Habitue os seus colaboradores a verificar constantemente o motor e o óleo. Motores em mau estado aumentam o consumo de combustível em 10 por cento.
5 – Analise periodicamente o consumo de combustível de cada motorista, e confronte aqueles que gastam mais.
6 – Controle os seus motoristas em tempo real, a partir de sistemas de gestão de frotas. Coloque limites de velocidade nas viaturas e programe o sistema para enviar alarmes quando essa velocidade for ultrapassada. Contacte o condutor de imediato, para que corrija o seu comportamento.
7 – Retire da sua frota os veículos que consumam mais.
8 – Avalie o uso de veículos alternativos, como eléctricos ou híbridos.
9 – Analise as zonas em que os veículos gastam mais combustível e elimine-as da rota das suas viaturas. Optimize os percursos.
10 – Mantenha-se atento à quantidade de quilómetros percorridos dos veículos e à vida útil dos mesmos. Venda as viaturas antes de desvalorizarem.
Notas:- Estas dicas também são válidas para as grandes Frotas dos Municípios.
           - Existe formações para Motoristas em algumas destas áreas que seriam um investimento a curto prazo.
 

Cumprimentos: o Motorista

Sem comentários:

Enviar um comentário