O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

domingo, 8 de junho de 2014

04-06-2014
Dia 11 de junho
Governo apresenta ‘Portugal Porta a Porta’ no Sardoal
O Governo irá apresentar o programa ‘Portugal Porta a Porta’ no Sardoal, no próximo dia 11 de junho. Nesta data, o município irá acolher o ‘Encontro sobre a Mobilidade em Territórios de Baixa Densidade’, realizado no âmbito do alargamento do serviço de transporte flexível de Mação à zona norte do concelho de Abrantes e ao concelho de Sardoal (veja a notícia AQUI). Recorde-se que, de acordo com as informações disponibilizadas no Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI3+) para o horizonte 2014-2020, o Governo pretende alargar a experiência de Transporte Flexível realizada em Mação a todo o país. “Aquele projeto-piloto mostrou que é possível assegurar uma oferta de transportes que satisfaça as necessidades de mobilidade das zonas de baixa densidade populacional e com custos sustentáveis para o erário público”, explica o documento. O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, aproveitará, assim, a ocasião, para apresentar formalmente o projeto.
No evento, ao qual a Transportes em Revista se associa, como media partner, irão ser discutidas as soluções de transportes flexíveis, enquanto forma de garantir a mobilidade da população em zonas de baixa densidade populacional e ao acesso aos transportes por todos enquanto garantia da sua plena cidadania. A este respeito é ainda de referir que o PETI avança que o novo Regulamento de Transportes, que deverá ser apresentado em breve, estabelece “o princípio da equidade de oportunidades dos cidadãos no acesso aos sistemas públicos de transporte de passageiros, quando dele necessitem, a custos sustentáveis, promovendo a coesão económica, social e territorial dos cidadãos”. Para o efeito, “serão estabelecidos níveis mínimos de serviço público de transporte de passageiros a serem assegurados em todo o território nacional, o que constitui um importante passo para a coesão social e territorial, em especial quanto às zonas de baixa densidade populacional”.

Consulte o programa do evento
AQUI e leia o artigo completo dedicado ao Transporte Flexível na edição impressa da Transportes em Revista nº134.
por: Andreia Amaral / Miguel Ribeiro Pedras

Sem comentários:

Enviar um comentário