O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL COM CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS (NEVE E GELO)


- Antes da Viagem:
Verifique se o se veículo está em condições de circular em situações de maior exigência (Neve e Gelo), dando especial atenção aos pneus (piso, pressão e eventual uso de pneus de inverno), dispositivo limpa pára-brisas, iluminação, níveis de líquidos de refrigeração e combustíveis. Informe-se sobre as condições meteorológicas e de circulação das vias por onde vai viajar. Informe um familiar ou amigo sobre o percurso e hora prevista de chegada, não arriscando se estiver mau tempo. Considere adiar a viagem. Limpe a neve e o gelo nas janelas, pára-brisas, luzes e espelhos.

- Durante a Viagem:
Se o pavimento estiver escorregadio, conduza com prudência, para que possa parar o seu veículo sem perigo de acidente. Use correctamente o sistema de luzes, particularmente no cruzamento de veículos. Regule a velocidade do seu veículo, tendo em conta as condições de segurança do mesmo, a intensidade de tráfego e as condições da via. Tome refeições ligeiras, não conduza mais de duas horas consecutivas. Interrompa periodicamente a sua viagem. A neve e o gelo tornam o piso escorregadio e reduzem a visibilidade. As áreas com sombras, são as que gelam mais rápido e mais tempo permanecem geladas, representando um perigo acrescido. Circule com as luzes de médios e/ou nevoeiro ligadas. Ajuste a condução às condições meteorológicas e da via, reduza a velocidade, conduza defensivamente com toda a precaução, evite movimentos bruscos no volante, travagens e acelerações bruscas, pois podem provocar derrapagens e em consequência acidentes. Utilize as correntes de neve
Aumente a distância de segurança para a viatura da frente. Com neve e gelo a distância de paragem aumenta. Não tenha pressa de chegar. Sempre que verifique a presença de veículos de limpeza de neve e espalhamento de sal, desacelere, não ultrapasse, guarde uma distância cerca de 80 metros. Se ficar bloqueado na neve, mantenha-se calmo, utilize o colete retro-reflector, sinalize a viatura com o o sinal de pré-sinalização de perigo (Triângulo) e as luzes avisadoras do veículo (vulgarmente conhecidas por piscas). Solicite apoio à GNR através do contacto da linha SOS TRÂNSITO 808201855 OU 112 .
 

Boa Viagem

Sem comentários:

Enviar um comentário