O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

TRANSPORTE A PEDIDO - CONCELHO DE MAÇÃO

Transporte a Pedido é a designação da experiência-piloto que se realizará no Concelho de Mação, entre Janeiro e Junho deste ano, numa ação concertada entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Câmara Municipal de Mação, no âmbito do projeto "Transporte a Pedido no Médio Tejo – Arranque".
Para quem ainda não conhece, é um serviço de transporte público em que o passageiro pode solicitar transporte, mediante reserva prévia da viagem que pretende efetuar, dentro dos cinco circuitos disponíveis de ligação à Vila de Mação e que abrangem, para já, cinco Freguesias do Concelho: Aboboreira, Amêndoa, Cardigos, Mação e Penhascoso sendo que, mediante os resultados obtidos nestes seis meses experimentais, os circuitos poderão ser posteriormente alargados às restantes Freguesias. Naturalmente que as decisões que vierem a ser tomadas terão de ser ponderadas no que refere ao custo/benefício e ainda tendo em conta a procura que esta experiência vier a ter.

A experiência arrancou no dia 21 de janeiro e irá abranger uma população de cerca de 4.000 habitantes, residentes nestas Freguesias, tendo como principal objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando oferta em áreas (e/ou períodos do dia ou ano) onde esta não existe ou é deficitária. Deste modo, os circuitos e horários foram definidos para complementar a oferta de transporte coletivo regular, de forma a assegurar o transbordo para as carreiras que estabelecem as ligações Mação - Abrantes e Mação - Ortiga CP. Os horários possíveis variam consoante se esteja no período escolar ou de férias escolares.

Como funciona?
À semelhança do transporte coletivo regular, o Transporte a Pedido tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, distinguem-se do transporte regular porque o cliente é que desencadeia a viagem, através do seu pedido para uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.

As reservas deverão ser efetuadas até às 15h do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número 800 209 226. As chamadas são gratuitas e será a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a assegurar o registo das reservas que forem efetuadas e fornecerá ao operador de transportes o plano de serviços de transporte a efetuar no dia seguinte, discriminando as paragens a servir e os passageiros a recolher em cada paragem. Poderão existir reservas de última hora (reservas feitas após as 15:00h), todavia estas só serão aceites para paragens que já tenham reservas registadas.

Os serviços de Transporte a Pedido poderão ser efetuados por autocarro (de 16 lugares sentados e 7 em pé) ou táxi (de 8 ou de 4 lugares), sendo que os veículos serão facilmente identificáveis através de um dístico referente ao projeto. Também os pontos de paragem estão devidamente assinalados com um poste de cor azul.e placa identificativa do serviço.

Os bilhetes referentes aos serviços de transporte serão cobrados viagem a viagem, aquando do embarque no veículo. O bilhete será pago diretamente ao motorista, o qual passará ao passageiro um comprovativo de pagamento. O cliente é levado até ao seu destino final (uma das paragens definidas), podendo o veículo ser partilhado com outros clientes cujas viagens têm um padrão idêntico ou se intercetam.

Mação e o Transporte a Pedido
Refira-se que, para esta experiência-piloto e de entre os onze municípios do Médio Tejo, foi selecionado o de Mação e apenas cinco Freguesias, pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, devido a diversos fatores técnicos como a dispersão urbana, o envelhecimento da população e a grande carência de transportes públicos. No Concelho de Mação, e concretamente nestas Freguesias, existem zonas onde a oferta de transporte público não existe (no período de férias escolares) ou é limitada a duas circulações por dia (no período escolar), uma de manhã, no sentido da sede de concelho, e outra ao final da tarde, no sentido inverso. O projeto irá, assim, tentar colmatar estas lacunas, assegurando a mobilidade da população em espaço rural e promovendo, deste modo, a inclusão social, através deste de um novo tipo de oferta de transportes que permita uma cobertura territorial mais ampla, com níveis de serviço adequados e com custos controlados.

Este serviço de transporte encontra-se muito desenvolvido em França, nos países do norte da Europa (Suécia, Finlândia, Holanda, Bélgica e Alemanha), em Inglaterra e na Itália Setentrional. Pelo contrário, registam-se poucas experiências em Espanha e no Mezzogiorno Italiano, ainda que as estas se tenham vindo a multiplicar.

O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país. Tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária. Na região do Médio Tejo existe potencial para a implementação de sistemas de Transporte a Pedido em todos os concelhos do Médio Tejo, ainda que associados a objectivos distintos.

A experiência-piloto do serviço de Transporte a Pedido no Concelho de Mação insere-se no projeto "Transporte a Pedido no Médio Tejo – Arranque", o qual é cofinanciado a 70% pelo POVT (Programa Operacional Temático Valorização do Território), através do regulamento "Ações Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano".

Mais informações sobre este projeto através do número 241360444 (dias úteis, das 09h às 12.30h e das 14h às 17.30h), na Câmara Municipal de Mação ou em http://transporteapedido.mediotejo.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário