O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A Neoplan vai alargar a sua gama de autocarros com o novo modelo Jetliner.


A Neoplan vai alargar a sua gama de autocarros com o novo modelo Jetliner, que se destina a aplicações como transporte regular de passageiros aos dias de semana e alugueres aos fins de semana ou feriados.


 A nova proposta, que basicamente consiste na resposta da marca alemã detida pelo grupo MAN à gama MultiClass da Setra, estará disponível em duas versões: Jetiliner, com comprimento de 12 metros, bagageira com 6,7 m3 e 53 lugares; Jetliner C, com 13, o metros, bagageira de 8,0 m3 e 57 lugares. Ambas as versões possuem dois eixos, peso bruto de 18 toneladas, podendo ser equipadas com porta de folha simples ou de duas folhas na traseira.
Em termos de imagem, adota o conceito “Sharp Cut Design” introduzido nos modelos de turismo da Neoplan, como o Starliner, Cityliner ou Skyliner, que se carateriza pelas superfícies vidradas escurecidas e os remates do teto escuros que fazem contraste com os elementos de design do veículo, como o pilar B avançado e as aplicações cromadas. A parte dianteira do autocarro é dominada por um para-brisas panorâmico que vai até ao teto, numa réplica da assinatura do estilo de cockpit da Neoplan. Os grupos óticos reforçam a identidade de família da marca, designadamente os faróis redondos. O Jetliner conta, de série, com luzes de circulação diurna e faróis direcionais, enquanto os faróis bi-xenon são opcionais.
No capítulo mecânico, o novo autocarro da Neoplan vai estar disponível com motores de seis cilindros em linha D20 da MAN, em níveis de potência de 360 e 400 cv, em especificações Euro 5 e EEV, que são cumpridas apenas com a tecnologia EGR. O veículo já está preparado para receber motores Euro 6, que só serão comercializados mais tarde. A transmissão pode ser assegurada pela caixa manual de seis velocidades, pela automática com conversor de binário EcoLife também de seis relações ou pela automatizada MANTipMatic de 12 relações. 


Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário