O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sempre que os preços do diesel ou gasolina aumenta penso em como reduzir gastos com combustível!


Sempre que os preços do diesel ou gasolina aumenta penso em como reduzir gastos com combustível!
Sempre que o combustível aumenta de preço, tenho tendência a aplicar estratégias a fim de reduzir o consumo. Praticar uma eco-condução reduz não só os gastos com combustível como também reduz a poluição do ambiente. Enviar aos motoristas e amigos, antigos e-mails, newsletters, divulgar neste blogue sobre as virtudes de técnicas como o controlo do estado dos pneus, conduzir a baixas rotações entre outros faz parte também de uma boa estratégia para a sensibilização e redução de consumo/redução de poluição. A prática de uma eco-condução no meu dia-a-dia tem dado resultados significativos no meu orçamento familiar mas também para a empresa para a qual trabalho pois a minha função é Motorista.

No entanto, existem estratégias que os gestores de frota podem aplicar, tanto hoje como no futuro, que permitem poupar combustível numa base regular. Uma das estratégias mais simples, que muitas vezes é ignorada, consiste em escolher os veículos consoante o tipo de serviço. Muitas vezes, as empresas adquirem ou escalam veículos sem considerar as rotas, o serviço a realizar, o que causa despesas desnecessárias à empresa, e compromete o seu bom desempenho.

Outra forma de poupar combustível é controlo constante dos gastos em combustível. O gestor de frota deve comparar as rotas realizadas ao combustível consumido e verificar se foi efectuado mau uso do mesmo. Desta forma, pode saber se os seus colaboradores têm um mau comportamento ao volante, se utilizam deslocações das viaturas para uso pessoal ou se os veículos necessitam de manutenção. Existe actualmente soluções de registos automatizados de hardware e software muito fiáveis para empresas com frotas de veículos.

De facto, é importante avaliar o consumo de combustível por quilómetro, de forma a conhecer a média de consumo de cada veículo e detectar anomalias. Veículos com um elevado consumo de combustível por quilómetro podem revelar mau uso.

No entanto cabe as empresas um papel importante na formação/sensibilização dos seus motoristas assim como uma boa observação e avaliação de modo a premiar o mérito dos bons comportamentos e bons funcionários. Cabe também as empresas olhar para a formação sobre eco-condução, condução defensiva etc não como uma despesa mas sim como um óptimo investimento, principalmente com esta escalada de preços dos combustíveis que temos vindo a presenciar.



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