O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que precisamos saber e fazer para sermos bons ECO-CONDUTORES?


Apesar da indústria automóvel ter vindo a desenvolver veículos com cada vez menores consumos médios e emissões de CO2, poucos são os condutores que sabem como explorar da melhor forma estas potencialidades. A eco-condução consiste na adopção de hábitos de condução que permitem tirar o maior partido dos veículos, tendo em atenção as características dos sistemas de propulsão e transmissão, optimizando os consumos, numa óptica de eficiência energética.

Todos nós  para  atingirmos o estatuto de bom eco-condutor, promovendo em simultâneo o ambiente, a condução e incrementando os respectivos níveis de segurança rodoviária devemos:

- Conduzir por antecipação – tal possibilita um maior tempo de reacção ao condutor, ao mesmo tempo que se evitam tantas travagens e acelerações;

- Conduzir a baixas rotações – ao gerir a caixa de velocidades, deverá optar-se por mudanças mais altas;

- Acelerações e desacelerações suaves – deverão evitar-se acelerações e travagens bruscas;

- Evitarem-se situações ao ralenti – um veículo consome cerca de 1 litro de combustível por hora com o motor ao ralenti;

- Manter-se uma mudança engrenada nas descidas e travagens – deverá retirar-se o pé do acelerador, mantendo-se o carro engatado;

- Saber analisar os consumos – uma análise atenta aos valores levará a que se perceba como se conduziu ao longo de um determinado período.

Para se alcançarem estes obvectivos existem condicionantes fundamentais que contribuem para o maior sucesso neste exercício:

- O equipamento – ou seja, o veículo com as suas componentes tecnológicas (computador de bordo e outros acessórios) e mecânicas (pneus);

- O combustível – cujas propriedades têm vindo a sofrer alterações no sentido de contribuírem para uma maior sustentabilidade ambiental;

- A gestão da mobilidade e das infra-estruturas – as suas características e gestão eficiente permitem minimizar os impactes ambientais gerados pelo sector automóvel.


Por último, mas inerente a todas estas condições e à sua correcta utilização e optimização, existe o Motorista ou condutor enquanto principal interveniente e cujo comportamento influencia o desempenho do sistema.



Sem comentários:

Enviar um comentário