O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

ERGONOMIA - MOTORRISTA

09 jan 2014

ERGONOMIA
PARA O MOTORISTA


A Ergonomia, em grego ergon (trabalho) e nomos (regras), visa melhorar o conforto, segurança, saúde e a eficiência no trabalho, tendo em conta as capacidades e as limitações físicas e psicológicas da pessoa. Pode também, através da sua aplicação, ajudar a prevenir erros e acidentes.

A análise ergonómica dos postos de trabalho visa adaptar o trabalho ao homem, através da análise da tarefa, da postura e dos movimentos do trabalhador, assim como das suas exigências físicas e psicológicas, a fim de reduzir a fadiga e o stress, proporcionando um posto de trabalho confortável e seguro. Com isso, pode-se reduzir o cansaço mental e físico dos colaboradores e, consequentemente, aumentar a eficiência e a satisfação no trabalho.

A profissão de motorista de veículos pesados é caracterizada por ser altamente fatigante. Estes profissionais sofrem um alto nível de desgaste no trabalho, pela exposição diária aos perigos do trânsito, ruídos, congestionamentos, oscilações das temperaturas e vibrações, além da má conservação das estradas. Como se não bastasse, a saúde destes profissionais também é constantemente comprometida, devido ao tempo prolongado que o ofício exige na posição sentada. As doenças de coluna acometem um alto índice de trabalhadores desta classe, pois os factores de constrangimentos posturais e fisiológicos intrínsecos à condução de veículos pesados estão directamente ligados com a natureza da tarefa e com as condições em que a mesma é realizada.
As auto-estradas e as zonas montanhosas são unanimemente consideradas pelos motoristas de pesados como sendo o ambiente mais monótono e desgastante. Uma das consequências da fadiga na condução é a perda de consciência da situação.

O homem está biologicamente programado para executar tarefas diurnas e, deste modo, o organismo obedece a um ritmo. Quando isso não acontece, aumenta o potencial para o risco e o perigo, e os sinais de alertas têm que ser respeitados.

Muitos destes profissionais, os que têm muitos anos nesta actividade e conhecem “como as palmas das mãos” grande parte das estradas, rotas e percursos, descrevem a sensação de “piloto automático” quando sujeitos a várias horas de condução. As tarefas visuais a que, hoje em dia, são obrigados durante a condução, também interferem na segurança, e aqui é necessário avaliar o impacto dos novos sistemas telemáticos integrados nos veículos.

São vários os estudos e relatórios elaborados acerca da adequação mínima dos horários de trabalho e a formação orientada destes profissionais, para que estes saibam pesar as pressões (prazos) a que estão submetidos, e os limites das capacidades humanas.
 A introdução do tacógrafo digital, para controlo de horários, dados relativos à condução, e aos tempos de trabalho e de repouso dos condutores, teve um impacto positivo na segurança. Mas, em Portugal, são, ainda, muitos os motoristas que circulam sem o cartão.

A profissão de motorista envolve a exposição prolongada a constrangimentos e riscos de natureza diversa: cumprimento de horários de trabalho, postura mais ou menos fixa, trabalho muscular importante; por outro lado, esta actividade impõe, como já se viu, uma carga mental elevada. Torna-se, pois, importante, conhecer esses riscos, saber identificá-los e corrigi-los.
Uma inadequada gestão da segurança e qualidade das condições do trabalho é indutora de perdas de eficácia da produtividade, e reflecte-se no plano de negócios de uma organização.

In: 
Jornal das Oficinas

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