O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Formação Obrigatória dos Motoristas

Autarquia de Pombal suporta encargos de habilitação e formação de motoristas

A Câmara de Pombal deliberou, por unanimidade, assegurar os encargos com as habilitações e formação dos motoristas de transporte públicos que estão ao serviço do município. A autarquia prevê que tais encargos atinjam cerca de 8.750 euros durante um período de cinco anos.

Em causa estão os custos que os motoristas, designadamente os que conduzem os autocarros e a rede de transportes públicos urbanos (Pombus), têm que suportar com a obtenção dos títulos e certificados exigidos por lei, no âmbito daquelas funções.
O presidente da Câmara Municipal considera tratar-se de uma questão de justiça social, tendo em conta as remunerações auferidas pelos referidos motoristas, que na sua maioria ronda o salário mínimo nacional.
Narciso Mota aproveitou a ocasião, para tecer algumas críticas sobre as «assimetrias» dos salários daqueles motoristas, comparativamente com os seus «colegas das grandes empresas públicas» dando o exemplo da Carris e da Refer, entre outras. «Todos são motoristas com as mesmas funções, mas enquanto uns recebem mais de mil euros por mês, outros têm que receber apenas o salário mínimo», disse o autarca, acrescentando que «os sindicatos em vez de defender os direitos dos seus associados, não passam de meras associações corporativistas.»

Sem comentários:

Enviar um comentário