A GNR realizou, entre 18 e 26 de junho, em todo o país, uma operação de sensibilização e fiscalização rodoviária a veículos que transportam crianças.
Na operação «Criança Segura» foram fiscalizados 22.586 veículos que transportavam crianças, tanto ligeiros, como coletivos.
Da operação resultaram 351 contraordenações por falta de cinto de segurança ou cadeira adequada para o transporte de crianças, 244 multas por falta de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), 85 por falta de seguro e 120 infrações detetadas através da leitura do tacógrafo.
O grande objetivo da operação foi a sensibilização dos condutores e das instituições que transportam crianças para a adoção das medidas de segurança necessária.
Segundo a GNR, as ações de vigilância e fiscalização foram orientadas para as vias e períodos do dia mais críticos onde normalmente se verifica um maior tráfego deste tipo de veículos, com especial atenção aos transportes escolares com destino a zonas balneares e colónias de férias.
Esta operação realizou-se no âmbito do plano definido pelo Euro Contrôle Route (ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias, que pretende melhorar a segurança rodoviária através do cumprimento das normas de transporte por estrada.
O ECR é composto por 14 países membros, havendo quatro estados observadores, entre os quais Portugal.
A GNR vai agora reencaminhar os dados da operação «Criança Segura» para o Euro Contrôle Route.
In tvi24
Na operação «Criança Segura» foram fiscalizados 22.586 veículos que transportavam crianças, tanto ligeiros, como coletivos.
Da operação resultaram 351 contraordenações por falta de cinto de segurança ou cadeira adequada para o transporte de crianças, 244 multas por falta de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), 85 por falta de seguro e 120 infrações detetadas através da leitura do tacógrafo.
O grande objetivo da operação foi a sensibilização dos condutores e das instituições que transportam crianças para a adoção das medidas de segurança necessária.
Segundo a GNR, as ações de vigilância e fiscalização foram orientadas para as vias e períodos do dia mais críticos onde normalmente se verifica um maior tráfego deste tipo de veículos, com especial atenção aos transportes escolares com destino a zonas balneares e colónias de férias.
Esta operação realizou-se no âmbito do plano definido pelo Euro Contrôle Route (ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias, que pretende melhorar a segurança rodoviária através do cumprimento das normas de transporte por estrada.
O ECR é composto por 14 países membros, havendo quatro estados observadores, entre os quais Portugal.
A GNR vai agora reencaminhar os dados da operação «Criança Segura» para o Euro Contrôle Route.
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