Bus 17 Lugares e Combi
Master Bus e Master Combi são as novas
propostas da Renault para o transporte de passageiros no mercado nacional. A
primeira variante tem uma lotação até 17 passageiros, enquanto a segunda oferece
um total de nove lugares, incluindo condutor.
O Master Bus está vocacionado para transporte
escolar e de lares, navete para hóteis e aeroportos, entre outras aplicações. Os
passageiros acedem ao veículo através de uma porta lateral deslizante (elétrica,
em opção) e degrau elétrico. Todos os painéis laterais são vidrados. Os lugares
traseiros são individuais, podendo os bancos inclinar até 20 por cento. Cada
passageiro tem ao seu dispor prateleiras de arrumação, cintos de segurança de
três pontos (característica rara no segmento!), espaço disponível sob os bancos
para objetos, iluminação individual e até a possibilidade do ar condicionado com
regulação individual.
Em termos de equipamento de série, Renault
Master Bus conta com Rádio CD MP3, tacógrafo, retrovisores elétricos, limitador
de velocidade 100 km/h e o kit de reparação de pneu. Como opcionais, referência
para o sistema de bloqueio das portas para transporte de crianças, ESP, sensor
de estacionamento traseiro, sistema de navegação Carminat TomTom Live, bem como
as cortinas para as janelas.
Com capacidade para 17 passageiros e peso bruto
de 3,8 toneladas, o Master Bus está equipado com um motor 2.3 dCi de 125
cv.
Para transporte de grupos mais pequenos, até
nove pessoas, a marca francesa disponibiliza o Master Combi, que é proposto nas
variantes de chassis curto e teto baixo (L1H1), com três toneladas de peso
bruto, e chassis médio e teto médio (L2H2), com peso bruto de 3,5 toneladas. A
bagageira oferece um volume útil de carga de 2,8 ou 4,7 m3, respetivamente,
valor que pode ser ampliado com a retirada de uma ou duas filas de bancos. As
motorizações propostas assentam no bloco 2.3 dCi, de 100 e 125 cv.
O nível de equipamento do Renault Master Combi inclui Radiosat 30W com mostrador integrado e retrovisores elétricos, enquanto como opcionais destaque para o tacógrafo, o ar condicionado manual, o sistema de navegação Carminat TomTom Live, o limitador de velocidade 90, 100 ou 110 km/h, o ESP, a tomada de força, o degrau traseiro e o sensor de estacionamento traseiro.
por: Carlos Moura
in: Transportes em Revista
Sem comentários:
Enviar um comentário