Cidadania também é respeitar os sinais de trânsito, as autoridades, os deficientes, os espaços comuns, os vizinhos, as opiniões diferentes, os professores, as praias, os mais velhos, a paisagem natural, as crianças, o mar...
Hoje em dia, é cada vez mais difícil viver em sociedade, há muitas escolhas, muitas solicitações e as relações humanas pautam-se por outros valores. Devemos conhecer bem os nossos direitos e deveres, mas também fazer o correcto uso desses mesmos direitos e deveres, vivendo em comunidade, com respeito por todos. Se todos colaborarem, a vida torna-se mais fácil e segura.
Ser cidadão é ser um habitante de um país, independentemente de viver numa cidade, vila, aldeia ou freguesia. Ser cidadão é ser membro de pleno direito de uma comunidade, independentemente do tamanho ou localização desta, e em que todos se regem pelas mesmas normas e padrões, pois só assim podemos viver num estado de direito e democrático. É no equilíbrio entre direitos e deveres que nasce a nossa liberdade e o respeito pela dos outros.
O direito ao respeito, num mundo com tantas diferenças, cada vez mais é necessário haver moderação e tolerância, pois todos têm direito ao respeito individual e colectivo: as crianças, os jovens, os adultos, os idosos e todos os homens e mulheres por igual, todas as culturas, nacionalidades, religiões e raças; todas as profissões e ocupações.
O cidadão condutor ou motorista tem de cumprir regras básicas. Apenas para relembrar: dar prioridade a quem se apresenta à direita; respeitar os sinais de trânsito, os semáforos e os limites de velocidade; fazer os piscas sempre que se muda de direcção; não estacionar em lugares reservados e em segunda fila; não apitar à noite e ter um comportamento calmo e cívico.
Mas a regra mais importante é lembrar um sábio ditado: não faças aos outros aquilo que não queres que te façam!
Respeita os outros e serás respeitado. A solideriedade, a liberdade, o respeito e o civismo devem ser base de uma atitude de vida, em que os direitos e os deveres de cada um constroi a segurança final de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário