Se está a planear a viagem do fim de semana, confira os pontos-chave de segurança. Boa viagem e boa Pascoa.
Antes de partir, verifique as luzes. Os mínimos, médios e máximos, luzes de travão, de nevoeiro e dos piscas devem ser testados quanto ao seu funcionamento e intensidade.
A pressão dos pneus é medida com os pneus frios e há que ter o cuidado de mantê-la no nível aconselhado pelo fabricante. O perfil do desenho do pneu deve ser superior a 1,6 milímetros. O pneu sobresselente não pode ser esquecido no exame.
Óleo do motor e líquido de refrigeração, da embraiagem e dos travões são fluidos vitais para o automóvel. Confirme se os seus níveis estão corretos.
Ventilação e ar condicionado devem estar operacionais. As temperaturas um pouco mais elevadas e longas viagens põem à prova a resistência física e o conforto dos passageiros.
É preferível viajar durante a manhã, pois há mais tempo para resolver problemas que possam surgir na estrada. Aos condutores, aconselha-se fazer paragens de 15 minutos para descansar depois de 2 horas ao volante. Conduza sempre com precaução.
Se a viagem for para o estrangeiro, antes de apertar o cinto de segurança é importante confirmar se leva todos os documentos necessários. Se o destino for algum país fora da União Europeia, pode ser preciso passaporte e visto de entrada.
Para prevenir azares, convém contratar um seguro de viagem que garanta assistência em caso de acidente ou doença no estrangeiro. Estas e outras informações úteis, como os cuidados a ter com a condução nos países europeus, são o tema do dossiê Férias com direitos.
in Proteste
BOA VIAGEM.
João Lino
Sem comentários:
Enviar um comentário