O presente blogue versa sobre várias questões e pretende abordar/divulgar principalmente temas como: transportes, consumo de combustivel, eco-condução, mobilidade, segurança rodoviária, cidadania, código da estrada, regulamentos, legislação laboral, livrete individual de controlo, tacógrafos, qualificação/formação dos motoristas, certificado de aptidão de motorista, carta de qualificação motorista, novas obrigações para motoristas, revalidação da carta de condução, segurança e saúde no trabalho entre outros de forma genérica.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

INSPECÇÃO OBRIGATÓRIA

A inspecção de veículos é obrigatória. Por isso todos os veículos abrangidos pela obrigatoriedade têm de ser sujeitos à inspecção no momento indicado.
Sendo a inspecção obrigatória não deveria ser, também, isenta, rigorosa e responsável?
Diariamente cruzamos com veículos, principalmente de transporte colectivo de passageiros e ficamos com a duvida se se submetem às inspecções  tal é o estado caótico em que se encontram. Vêem-se autocarros em tão mau estado que, sinceramente, ficamos com dúvidas quanto ao rigor da inspecção destes veículos. Por isso inspecções com verdade e rigor, precisam-se.

sábado, 22 de outubro de 2011

O CINTO DE SEGURANÇA DO BANCO DE TRÁS.

O cinto de segurança é um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O cinto serve para, em caso de colisão, não permitir a projecção do passageiro para fora do veículo e nem que este bata com a cabeça contra o pára-brisas ou outras partes duras do veículo.
O seu uso é obrigatório e as estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos.
O cinto deve ser usado não só nos bancos da frente como também nos de trás.
O facto (lamentável) de ainda hoje muitas pessoas não o usarem nos bancos traseiros, demonstra o quanto são inconscientes na sua atitude! Em caso de acidente, ou desaceleração forte, as pessoas podem ser projectadas para a frente, ferindo-se, morrendo e pondo em grande risco a integridade dos ocupantes dos assentos dianteiros.
Use-o sempre quer circule em automóveis ligeiros ou pesados de passageiros! Além de ser uma obrigação legal é também uma obrigação ética e moral para consig...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

RISCOS NO PÁRA-BRISAS

Sabia que as escovas limpa-vidros podem riscar o seu pára-brisas quando gastas?
Pois é as escovas perdem a sua flexibilidade sofrendo desgaste mesmo durante o Verão. O material das escovas é sensível ao sol, gelo e às chuvas sendo aconselhável a sua substituição de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez por ano.

Quer um conselho?
Efectue regularmente a manutenção das escovas limpa-vidros para que não tenha de correr riscos desnecessários.

Olhe pela sua segurança e também pela dos passageiros.